Thursday 3 July 2014

Computador para Todos


Computador para Todos

O Magazine Luiza vendeu, de 20 de dezembro até 30 de janeiro, 21 mil PCs populares.

No Carrefour, o equipamento (CPU, monitor de vídeo, teclado, mouse, processador de 1,4GHz, HD de 40 GB, CD-Rom, memória de 128 MB e fax-modem) sai por R$ 999 ou 12 parcelas de R$ 99,90.

Maomé no Brasil

A Folha publicou dias atrás uma das charges do profeta Maomé ilustrando matéria sobre o boicote do mundo islâmico a produtos dinamarqueses. Nesta semana, a revista Veja , o Globo e a Gazeta do Povo publicaram algumas caricaturas que apareceram pela primeira vez no jornal Jyllands-Posten.

A essa altura, com a resposta islâmica, não se pode dizer que essas publicações foram desavisadas ou inocentes. A publicação é, claro, e independente de qualquer legenda, uma manifestação política, pela liberdade de expressão, sim, e também para reafirmar a idéia de que a cultura ocidental é mais evoluída, avançada, fina e preparada do que a cultura islâmica ou oriental, o que quer dizer, apesar do que se defenda por aqui ou por ali, perpetuar preconceitos.

Ponderado, Robert Ménard, secretário-geral da organização Repórteres sem Fronteiras, disse ao Globo que o que se deve fazer, agora, é buscar a conversa, construir uma ponte para o entendimento, sem, claro, aceitar chantagem como a dos países que encerraram relações diplomáticas com a Dinamarca. 

Essa briga, esticada por semanas debatendo-se sobre questões de liberdade de expressão, esconde, no fundo, uma questão mais perigosa. A disposição da sociedade civil para o conflito entre Oriente e Ocidente. 


Um site de fotos "ofensivas" montou uma página com imagens históricas de Maomé. Vão desde afrescos persas até a caracterização do profeta em um canto do Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri. Além dessas imagens, a reprodução das caricaturas dinamarquesas e outras já repercutindo a polêmica. O Museu Português da Imprensa criou uma galeria online com informações relacionadas ao conflito.

Chuva no Rio e jornalismo cidadão no Globo

6º Weblog Awards

A votação do Weblogs Awards está aberta até o dia 31 de janeiro. O resultado sai na metade de março. Mas a lista é um apanhado interessante dos melhores blogs ou pelo menos os mais populares do planeta.

Entre os destaques desta edição está a categoria melhor ferramenta para blogs. Entre os finalistas, o Flickr , o Del.icio.us e o WordPress .

Nenhum blog brasileiro aparece em nenhuma categoria.

E, apesar da inclusão dos podcasts e flogs entre os selecionados, faz falta uma categoria exclusiva para os Vlogs, os videoblogs.

No comments:

Post a Comment